Condomínios preparados para a crise (Parte 2)
Continuando com a segunda parte do nosso post sobre como os condomínios podem se preparar para a crise, vamos falar um pouco sobre a Gestão de RH e também sobre o uso racional de água e energia.
3 – Gestão de RH
Horas extras: Ficar de olho na escala é a chave para a conta não sair mais cara do que precisa ser para o condomínio. Com uma escala bem feita, é possível economizar até 20% na folha de pagamentos. Para chegar a essa conclusão é fundamental estar bem assessorado: tanto a administradora quanto a terceirizadora devem estar aptos a ajudar o síndico com essa questão.
Bom lembrar que no caso do funcionário fazer hora extra há mais de um ano é necessário indenizá-lo antes de cortar as horas extras.
4 – Uso racional da água e energia
Essas contas têm aumentado de valor e merecem todo esforço em busca de economia.
Água
Apesar de não ser uma alternativa para condomínios muito antigos, devido ao número de prumadas, a individualização de hidrômetros é uma forma bastante efetiva de diminuir a conta de água dos moradores.
Outra medida que contempla a todos os empreendimentos é a checagem periódica de vazamentos, tanto nas áreas comuns como nas unidades, além de campanhas contínuas de conscientização.
Energia
Já para diminuir a conta de luz, uma opção é a instalação de lâmpadas do tipo LED, que podem cortar em até 50% a conta de energia do condomínio.
Mas tanto no caso da individualização da água como no caso do LED é necessário investir certo montante nessa melhoria que irá gerar economia.
Uma opção é fazer a substituição por partes, a começar pela iluminação das cabinas dos elevadores, que ficam 24hrs por dia acesas e, por isso, são grandes vilãs de consumo e desperdício de energia. O investimento nesse caso não é alto e o resultado é significativo.
Fonte: Sindiconet
0 Comments