Diversidade para o bem: A família problema
A família problema é aquela que vive em pé de guerra e os respingos das desavenças causam transtornos para os outros moradores. É muito difícil se envolver em questões de marido e mulher, mas o síndico não pode se escapar de chamar a atenção do condômino quando seus entes começam a perturbar o sossego dos vizinhos com o barulho das discussões domésticas ou com comportamentos mais agressivo e descortês na área comum do edifício.
Solução
A conversa é a medida mais interessante. O síndico Aldo Fiala conta que nesses casos costuma chamar o morador para uma reunião em que pergunta se já residiu em prédio antes para explicar a importância de respeitar os limites com os vizinhos e “lembro-os de tomar conhecimento do que diz o Regimento Interno”, descreve o gestor condominial.
A psicóloga Letícia ensina um truque para iniciar um diálogo com a família sem ser de forma agressiva, ao invés de apontar que estão incomodando. “Percebo uma certa agitação no seu apartamento. Vocês precisam de alguma ajuda?”, sugere o questionamento. Segundo ela, oferecer colaboração fará com que a pessoa se sinta acolhida e estará “dando uma indireta mostrando que todos já sabem que eles estão com problemas”, acrescenta.
0 Comments