Hábitos que fazem diferença
A água é um recurso escasso. E preservá-lo é a única forma de garantir a sustentabilidade das gerações futuras.
Mudanças podem ser adotadas no seu dia a dia para contribuir com a conservação. Veja exemplos:
Banheiro
- Em uma residência, um banho de chuveiro de 15 minutos com o registro meio aberto joga 45 litros de água pelo ralo. Porém, se a pessoa fechar o registro ao se ensaboar, o tempo do chuveiro ligado cai para 5 minutos e o consumo, para 15 litros. Em um banho de ducha, se forem empregados os mesmos cuidados, a economia é ainda maior: de 135 litros para 45.
– Acionar a válvula de descarga por seis segundos consome de 6 a 10 litros de água. Por isso, não aperte a descarga mais tempo que o necessário nem utilize o vaso sanitário como lixeira. Também verifique se não há vazamentos (a descarga continua com uma pequena vazão após o uso).
– Escovar os dentes com a torneira não muito aberta, em cinco minutos, gasta 12 litros de água. Mas, se molhar a escova, fechar a torneira enquanto escova e depois enxaguar a boca com um copo de água, dá para economizar cerca de 11,5 litros.
– O mesmo procedimento pode ser aplicado ao fazer a barba. Em apartamentos, onde a pressão da água é maior, a redução pode chegar a mais de 70 litros.
Cozinha e área de serviço
- Quem tem máquina de lavar louça deve ligá-la quando estiver com a capacidade total. Cheia, ela consome 40 litros de água. Lavar manualmente por 15 minutos gasta 200 litros.
– Se não possui lavadora, mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça. E economia é de 97 litros em uma casa e 223 em apartamentos. Faça o mesmo na hora de desfolhar verduras, descascar legumes e frutas, e cortar carnes.
– Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma só vez. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas.
Parte externa
- Não utilize a mangueira como vassoura para limpar o quintal ou a calçada. Durante 15 minutos, isso desperdiça aproximadamente 280 litros de água.
– Prefira lavar o carro usando apenas um balde e um pano, em vez de mangueira. Dessa forma, a economia é de 176 litros.
– Regue as plantas de manhã ou à noite. Assim, evita a perda causada pela evaporação. Uma mangueira típica de jardim consome de 18 a 30 litros por minuto, então é possível economizar ainda mais (cerca de 90 litros) se usar um regador ou mangueira com esguicho-revólver (desse modo, não há perda de água quando o usuário não estiver usando).
Distribuição do consumo médio de água em um apartamento:
55% – chuveiro
18% – pia
11% – lavadora de roupas
8% – lavatório
5% – vaso sanitário
3% – tanque
*Dados da CIESP (centro das Indústrias do Estado de São Paulo), considerando um apartamento de um conjunto habitacional, localizado na cidade de São Paulo
Fonte: Estado de São Paulo
0 Comments