Prefere as escadas em vez do elevador?
Se a resposta a esta pergunta é sim, as chances são de que você é um dos milhões de pessoas lá fora que estão com medo de elevadores. Enquanto aqueles que não sofrem desta fobia pode ser divertido, mas aqueles que o fazem – têm dificuldade em tentar lidar com momentos de ansiedade experimentada quando entram no elevador.
Qual é o medo de elevadores?
Basicamente, o medo de usar um elevador não é uma fobia pessoal em si, mas é uma parte de duas fobias mais comuns – claustrofobia e acrofobia. Enquanto “claustrofóbico” refere-se ao medo de espaços fechados, “acrofobia” refere-se a um medo das alturas. O medo de uma pessoa entrar em um elevador é mais frequentemente associada com claustrofobia e quando a pessoa começa a sentir-se ansioso, assim que ele entra no elevador. Além da falta de espaço, este medo irracional também pode ser atribuída à crença de que você não pode escapar deste lugar. Enquanto algumas pessoas estão com medo de entrar em um elevador vazio, para outros é um elevador lotado, que é a razão para se preocupar. Da mesma forma, a sensação de estar fisicamente alta ou baixa pode causar medo nas mentes das pessoas, e, portanto, está associado com acrofobia.
Claustrofobia
Como mencionado anteriormente, a claustrofobia é o medo de espaços fechados em que a pessoa, sem qualquer razão sente que você não tem saída. E ‘considerado um grave transtorno de ansiedade tendem a causar ataques de ansiedade. A pessoa que sofre de claustrofobia, não só se sente ansioso no elevador, mas também apresentam sintomas de claustrofobia em salas com portas e janelas fechadas, pequenas salas, porões, lugares lotados, ou até mesmo carros e túneis. Entre as várias causas desse medo irracional, o tamanho da amígdala e condicionamento clássico são, talvez, as causas mais importantes.
Acrofobia
O termo é usado para se referir a um medo de altura.
As causas mais importantes de acrofobia são condicionadas a experiência traumática envolvendo alturas. Aqueles que sofrem de acrofobia pode ter um momento difícil, em um elevador – especialmente quando se trata de um elevador com vista panorâmica.
Como livrar-se de que o medo?
A terapia cognitiva – é amplamente utilizada para o tratamento de transtornos de ansiedade, e é utilizada quando o medo está relacionado a claustrofobia.
Os métodos modernos que são considerados úteis neste caso incluem a terapia de realidade virtual, Neuro-Linguistic Programming (NLP), etc.
Uma vez que eles que as pessoas se convencem de que os elevadores não representam qualquer perigo, percebem que seu uso é uma necessidade e as poucos o medo é superado.
Não há dúvida de que o medo é um mecanismo importante que nos ajuda a ficar longe dos vários perigos da vida, mas o medo irracional, como o medo de espaços fechados ou espaços abertos, é algo que pode prejudicar o nosso dia a dia.
Subir 20 lances de escada só porque você acha que pode ficar preso no elevador não é divertido, e quanto mais cedo você se livrar desse medo – o melhor para você.
0 Comments